Posições
Existem dois meias e dois pontas. Os jogadores são posicionados de forma que os de mesma posição fiquem sempre de lados opostos da quadra. A posição oposta à do levantador é a do oposto.
E assim ficaria a formação da Karasuno:
Levantador: A função do levantador é levantar a bola para algum dos atacantes, para que este possa cortá-la. Entretanto, há várias maneiras de o levantador fazer isso, e ele pode escolher para qual jogador passar a bola do modo como achar melhor. Sendo assim, é o levantador quem coordena os ataques, ele quem distribui as jogadas, quem arma o time. Analisando a situação, o levantador escolhe qual o melhor ataque, o melhor movimento, para aquele momento. Por isso, tal jogador deve ter uma ótima noção de jogo e inteligência, pois a vitória do time depende dele. Os levantadores são: Kageyama Tobio e Koushi Sugawara.
Meio: Geralmente, são os que possuem maior estatura, pois são os bloqueadores centrais. São eles que marcam os ataques rápidos e de diagonal do oponente. Podemos notar que Tsukki é o mais alto do time e ocupa essa posição, sendo o bloqueio seu maior tributo. Também realizam os ataques rápidos de meio de rede. Os jogadores de meio são: Hinata Shouyoy e Tsukkishima Kei.
Ponta: Os ponteiros do time são responsáveis pelo passe, ou seja, a primeira bola (recepção do saque adversário). Sendo assim, atuam junto com o líbero e são aqueles que tem o melhor domínio com a manchete. Também são responsáveis pelo ataque rápido e de força na entrada e saída de rede ("os cantos" da rede). No anime, os ataques mais fortes são os do Tanaka e do Asahi, que atacam sempre pela direita e/ou pela esquerda (principalmente pela esquerda). Os jogdoes de ponta são: Azumane Asahi e Tanaka Yūnosueke.
Oposto: É o jogador decisivo de ataque de força, ele é quem desafoga o levantador, principalmente nas bolas de segurança. Este jogador deverá dominar bem os ataques de ponta, meia bola, bola rápida e fundo. Se preocupa com o ataque, bloqueio e defesa, mas sua jogada principal é o ataque de saída e fundo. Além disso, Daichi é o melhor na recepção depois do líbero, servindo de base para o time. O jogador de oposto é o Sawamura Daichi
Líbero: É o principal jogador de passe (recepção de saque) e defesa. Não é obrigatório, mas é essencial para a defesa do time. Sendo especializado na defesa, não realiza ataques, assim, sai de jogo quando o rodízio o coloca em posição de ataque. Normalmente, entra no lugar do jogador de meio que estiver no fundo de quadra, sendo responsável por pelo menos 50% do passe de sua equipe. É possível notar Noya trocando de lugar com o Hinata ou com o Tsukki durante os jogos. O jogador de líbero é o Yū Nishinoya.
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